quarta-feira, Agosto 31, 2005

........ ..... ...

Encomenda a alta velocidade
Está concluído o trabalho que me tem ocupado nas últimas semanas. Que alívio! É tão boa a sensação de tarefa cumprida. Para o trabalho ficar completo, falta apenas a satisfação do cliente... Ainda vai ser um stress até saber a resposta!!!

Mais um coração

Coração frente Coração costas
É engraçado o modo como por vezes nascem certas peças.
Este coração surgiu da ideia de fazer um "laço" para um presente, mas que não fosse um laço. Ou seja, qualquer coisa que enfeitasse o embrulho e simultaneamente tivesse interesse como objecto, que também ele próprio servisse de presente. E assim foi, o primeiro coração foi uma prenda que eu fiz, decidi fazê-lo suspenso numa fita para poder rodar e assim ficar pendurado em qualquer sítio. Eu pessoalmente gosto de o ver no varão do cortinado, no terminal, mas de certeza que há inúmeros sítios onde pode ficar bem.
Agora aí está ele, saído das minhas mãos para o mundo, não sei se é pelo carinho com que foi feito e pensado, mas é uma peça do agrado de muitas pessoas. Ainda bem!

segunda-feira, Agosto 29, 2005

Alcofa abelha

Alcofa abelha
Esta é uma alcofa multi-funções. Pela sua forma, tanto pode ser usada na mão como mala, como também pode ficar em casa para decorar, e servir de contentor para objectos variados, como revistas, garrafas, ou o que a imaginação e vontade de cada um ditar. É uma alcofa de esparto, com forma oval e tem duas tiras no sentido da altura, que reforçam a sua estrutura e também servem de elemento decorativo. Decidi deixá-la aberta, sem colocar um botão para fecho, porque ia forçar e de certo modo, destruir o seu feitio. É uma alcofa mais dura do que as de palma, e vem encetar um novo projecto de alcofas decorativas para a casa. Esperem para ver!
Alcofa abelha pormenor Alcofa abelha costas
Vou já colocá-la na loja.

sábado, Agosto 27, 2005

sexta-feira, Agosto 26, 2005

quinta-feira, Agosto 25, 2005

Coração

Coração em preparação
Este coração está quase terminado!

terça-feira, Agosto 23, 2005

Busy

Em elaboração
Depois de algum tempo sem trabalhar, voltar ao trabalho é duro!
Tenho muitas encomendas em andamento e estou muito atarefada. Ainda assim, espero levar coisas novas para o Príncipe Real, no Sábado.

segunda-feira, Agosto 22, 2005

Doce Verão

Lua
As minhas noites preferidas são as de Lua cheia, especialmente se forem acompanhadas daquele calor que permite andar de alças pela rua e não ter frio, e sentar em esplandas com um copo de uma qualquer bebida gelada.
Na ausência destas condições, ter um telescópio também é giro!
Este fim-de-semana esteve Lua cheia e eu pude contemplá-la de um terraço maravilhoso com vista para a Serra da Estrela.
Santinha de açúcar
Há alguns anos atrás, foi-me oferecida uma santinha de açúcar, que eu pus logo ao peito (é como um colar) e exibi durante toda a noite.
Os anos passaram e o açucar derreteu, este fim-de-semana, voltei a ter uma santinha, que desta vez vou expor numa vitrine cá de casa, até que tempo se encarregue de a destruir. É curioso este objecto, não só pelo material, pela forma, pela cor, pelo local onde é vendido, mas também pela santinha em si, cujo destino é a boca das crianças que acompanham o desenrolar de uma festa dedicada a um santo padroeiro de uma determinada localidade.

quinta-feira, Agosto 18, 2005

Regresso

Lisboa
Voltei!
O mais maravilhoso de voltar de férias é ver as coisas com outros olhos, parece tudo mais sereno.
Tenho imenso trabalho para fazer, o tempo escasseia, até mesmo para vir aqui. Deixei algumas encomendas pendentes, e agora é preciso retomar o ritmo. Hoje fui a Lisboa fazer compras, é tão bom andar na capital em Agosto, está muito menos trânsito e até parece que o ar é mais respirável. Na realidade, o ideal é conseguir desencontrar as minhas férias das férias da maior parte das pessoas, as multidões e carneirada nunca foram do meu agrado.

segunda-feira, Agosto 08, 2005

Feira Laica - FIAR - O vídeo

Uma semana depois, já está pronto o vídeo da 3ª Feira Laica, em Palmela.
Para além do bom ambiente de que já falei, estiveram presentes vários artesãos, ilustradores e visitantes interessados.



A feira foi um sucesso e parece que para o próximo ano haverá outra integrada no F.I.A.R. '06.

domingo, Agosto 07, 2005

Metamorfose - parte 2

Parte da frente Parte de trás
Acabei a saia! Chama-se Metamorfose. Passei o Domingo inteiro a coser para conseguir terminar este trabalho e poder ir de férias descansada. Não foi fácil, mas depois foi compensador ver o resultado.
Cada rosa, pé, ou asa, é bordado e cosido com muita paciência e algumas picadelas nos dedos, tudo para dar origem a uma linda borboleta, nascida a partir de uma flor.

E se as borboletas nascessem das rosas?

Extinção

alcofas
Hoje fui à Feira de Santiago, em Setúbal. Vim para casa carregada de alcofas (que comprei, não trouxe à consignação!) e com alguma tristeza, por ter percebido que o fabrico destes objectos está à beira da extinção. Na conversa que tive com a vendedora, soube que noutros tempos trabalhavam para ela trinta e oito mulheres, hoje em dia, trabalham apenas quatro. Soube também que são mulheres na casa dos setenta que fazem estas alcofas, e que quando morrerem não existirão continuadores... Este discurso não me é estranho, porque há poucas semanas estive em Gonçalo, perto da Guarda, a terra dos cesteiros (de verga e vime), e o mote foi o mesmo, dantes eram 400, e vendiam, hoje são 10 e não vendem, para além disso, também não há continuadores desta actividade.

É pena... Estou de facto interessada em trabalhar sobre estes objectos, os que fazem parte da nossa tradição, que são realmente artesanais, e que se hoje em dia, não têm as funções que tiveram, podem ser reinventados.

Será que estou a trabalhar sobre as últimas alcofas tradicionais, ou será que o facto de as "vestir" poderá contribuir para que não desapareçam?

sexta-feira, Agosto 05, 2005

Metamorfose

Saia metamorfose
Depois de várias noites a dormir sobre este projecto, hoje finalmente consegui arrancar com ele. Invariavelmente, é à noite, antes de adormecer, que tenho ideias sobre as peças que vou realizar. Por vezes, fico sem conseguir dormir, e só não me levanto para pôr em prática o que pensei, porque depois não posso descansar durante o dia.

Foi também à noite que nasceu esta saia...

quinta-feira, Agosto 04, 2005

Flor grande

Alcofa flor grande
Outra alcofa que partiu, desta vez para Setúbal. Fiz a flor bem grande e com as pétalas soltas, para poderem mexer-se ao sabor do vento.

terça-feira, Agosto 02, 2005

Fim da feira

Mais olhos que barriga
Uma das minhas últimas produções - mais olhos que barriga -, nem teve tempo de aqui chegar. Já partiu, vestida na nova dona, que a comprou na 3ª Feira Laica, em Palmela. Apesar do frio, gostei muito desta feira, pela companhia, pelo bom ambiente, e pelos visitantes que não se cansaram de tecer elogios (não apenas ao meu trabalho). A todos os que por lá passaram, muito obrigada!
Também conheci a Sara , uma menina fantástica, com apenas 9 anos, e que se juntou a nós nesta aventura das feiras.
Banca Miss Missanguinha
Comprei-lhe uns brincos, e ontem já andei por aí a fazer um brilharete.
Partida
Por agora, acho que chega de feiras, estou estoirada, e preciso de responder às encomendas.