segunda-feira, março 29, 2010

Workshop ao Sábado


No Sábado passado, foi com alegria que vi o ateliê animado com a presença de pessoas e muitas máquinas de costura. Encontrámo-nos para costurar, e aprender a trabalhar com a máquina.

A minha proposta de trabalho foi a realização de uma sacola para transportar sapatos quando se vai de viagem.


Os sacos ficaram muito bonitos e foi gratificante ver que rapidamente dominaram a máquina.

Houve até quem decidisse adaptar o modelo para um saco de tricot. Curiosamente, o modelo da sacola foi por mim adaptado a partir de um saco de pão antigo oferecido por uma tia avó.

No final houve lanche do jardim.

quinta-feira, março 25, 2010

Mais do Santo António


Quando há largos meses atrás iniciei este projecto, não imaginava que estaríamos tanto tempo juntos. Por imposições de agenda e por se tratar de uma peça complexa e trabalhosa, tenho demorado bastante a conclui-la.
Em Fevereiro , com os tecidos cortados e alinhavados, a composição definida, e uma imagem clara na minha cabeça, eu pensava que estava prestes a concluir este painel, mas não! Falta sempre mais um zigue-zague, uma cor que não ficou como eu queria e deixo secar, volto a pintar. Depois uma flor, e outra, e muitas horas, dias depois, a imagem aproxima-se do que imaginei.
E à noite, na hora em que as pesoas dormem, penso no livro, na auréola que falta... Entretanto, amanhece e volto a olhá-lo para ouvir o que tem para dizer.

É curioso que mesmo depois de alguma experiência com as linhas e agulhas, as peças continuam a mandar em mim, e sem saber como ganham vida e querem seguir o seu rumo; eu tenho que estar bem atenta e sigo-as, deixo-as respirar e só me abandonam quando têm uma personalidade definida e são capazes de seguir sozinhas...
Espero mostrar em breve o painel completo.

segunda-feira, março 22, 2010

Workshop de costura - sacola para sapatos


Uma sacola para sapatos - é o projecto que vamos desenvolver aqui no ateliê no próximo Sábado, no Workshop de iniciação à máquina de costura , pensado especialmente para quem quer ter o primeiro contacto com a máquina, ou tem uma mas nunca se atreveu a tocar-lhe.
Juntem-se a nós e venham daí costurar! Tenho a certeza que no final vão ficar orgulhosas com o trabalho que conseguiram realizar.
Entretanto, tenham uma boa semana, espero vê-las no Sábado!
Para mais informações por favor contactem - dinapicarra@sapo.pt

quarta-feira, março 17, 2010

A outra meia


Afinal, a outra meia tinha par, e apareceu!

Peguei nela, juntei mais duas ou três, cortei, cosi.
Aproveitei a zona do calcanhar para dar a inclinação que permite ao boneco sentar-se.
Cortei a zona do elástico e usei-a para as pernas.

No final, ficou um bonequinho com mini calças que dão para vestir e despir.

segunda-feira, março 15, 2010

Fim-de-semana no Porto


Na loja Riera Alta encontrámo-nos para costurar, eu e mais 12 participantes que o acaso ditou que fossem 13, no dia 13.

No início, os planos foram traçados, depois foi preciso muito empenho, horas de trabalho...

... e um lanche pelo meio!

Depois, começaram a surgir resultados.

No fim, é claro que saímos cansadas, mas felizes. Quem disse que costurar uma bolsinha à mão era fácil?

Obrigada a todas pela participação, pelo empenho e pela simpatia. Obrigada por se deslocarem ao Porto para trabalharmos em conjunto. Foi um dia muito bem passado!

Obrigada à anfitriã pelo convite, havemos de nos encontrar em breve!

(No caso de estarem interessadas em participar neste workshop no Porto, por favor contactem a loja Riera Alta. Se estão interessadas, mas residem na área de Lisboa, contactem-me para o mail: dinapicarra@sapo.pt)

sexta-feira, março 12, 2010

Workshop de iniciação à máquina de costura


Esta é a imagem do workshop que vou orientar aqui no ateliê, já está também na minha página do Flickr e na do Facebook .
Ainda há algumas inscrições disponíveis, para informações por favor contactem o mail: dinapicarra@sapo.pt

Entretanto, vou a caminho do Porto. Deixo-vos com uma notícia do Jornal de Notícias sobre o workshop. Bom fim-de-semana!

quinta-feira, março 11, 2010

Reciclar camisola e meias velhas


Apresento-vos o Cão, um pedaço de camisola e uma meia velha.
Gosto desta ideia de pegar numa coisa que aparentemente já não serve para nada e dar-lhe uma nova vida. Também gosto do aspecto plástico do material, a malha das meias é bastante versátil e pode adaptar-se a muitas abordagens e intervenções diferentes.

A camiso de tricot industrial foi uma novidade que decidi trabalhar juntamente com a meia, e também se adapta a este tipo de projecto.

Este boneco vai servir de inspiração para as minhas formandas da Associação de mulheres contra a violência e é também o ponto de partida para a criação de um projecto que quero desenvolver há muito. Estou a preparar um workshop em que pais e filhos poderão interagir e realizar um projecto em conjunto.
Mais novidades para breve, podem começar a juntar as meias e camisolas velhas!!!

quarta-feira, março 10, 2010

5 Anos


Já passaram cinco anos , foi tão ràpido!
Este ano decidi ser eu a fazer um presente para a Amália oferecer aos amigos na escola. Eu sei que com a vida atarefada que todos temos é complicado encontrar tempo para estes projectos, mas se tivermos muita vontade e se percebermos a importância da mensagem que passamos, é possível. Dormimos menos, vamos mais cansados para a cama, mas ficamos com a sensação de dever cumprido, e isso é muito bom!

terça-feira, março 09, 2010

Workshop de iniciação à máquina de costura


Trabalhos em fase de execução das alunas da formação de Costura Criativa que estou a orientar em Lisboa, na Associação de Mulheres Contra a Violência.

Mesmo a propósito de formação, deixo-vos com a novidade de que vou fazer no meu ateliê um workshop que resulta das solicitações de muitas pessoas com quem tenho contactado.
Nas sucessivas sessões de workshops de Costura Criativa que tenho feito, pedem-me frequentemente para ensinar a trabalhar com a máquina de costura pois muitas são as pessoas que têm máquina em casa e que não usam porque não sabem manuseá-la. Pois bem, para todas elas, e para quem mais se queira juntar, no Sábado, dia 27 de Março, venham até Palmela aprender a usar a máquina que têm no armário.
Vai ser um workshop de iniciação à máquina de costura - se não tiverem máquina e tiverem vontade de aprender, podem vir, temos máquinas para poderem praticar e quem sabe despertar uma nova vocação.
As inscrições são limitadas, para mais informações por favor contactem o e-mail:
dinapicarra@sapo.pt

segunda-feira, março 08, 2010

A "Rã Princesa" foi passear


Desta vez, a visita foi à Escolinha do Campo .
Silêncio, olhos bem abertos e muita atenção, trata-se da história de uma princesa diferente...

Conta-se a aventura de uma rã que foi feita princesa por ordem de um Rei sábio e autoritário..

Como em todos os palácios, também neste há festa, e baile, um baile real!

No fim, quando a história acaba e é revelado um final digno de contos de princesas, é inevitável, todos querem pegar nos bonecos!
Eu fico feliz no meu canto, e fotografo...

sexta-feira, março 05, 2010

Workshop no Porto


No próximo Sábado, dia 13 de Março, vou ao Porto para orientar outro workshop de Costura Criativa.
Para todas que me têm contactado a perguntar para quando o Porto, chegou agora a vossa oportunidade!
Contactem a loja Riera Alta para mais informações, ou se preferirem, escrevam para o meu mail. Espero vê-las por lá!!!