terça-feira, janeiro 19, 2010

O João e o Rei

"O rapaz foi matar o cavalo e puseram o sangue a ferver no caldeirão(...) O Rei foi-se lá meter, mas morreu, morreu lá queimado. E a princesa disse:
- Anda cá João que tu é que és meu! E ficou com o João."

Desde que trabalhei o conto tradicional russo "A rã princesa", tenho vindo a ler e a interessar-me com mais intensidade pela tradição popular e pelas rimas e histórias que são perpetuadas através da oralidade.

O João e o Rei, aqui ilustrado, é um conto que faz parte de uma recolha compilada por Rui Arimateia, no livro "Antologia de Contos Populares - Évora, Idanha-a-Nova e Mértola", comprei-o na última Feira Laica, na Fábrica Braço de Prata, e desde então tenho recorrido a ele como suporte para as ilustrações.

Nas palavras de Rui Arimateia: "Os contos tradicionais, com a sua sabedoria milenar, poderão ajudar-nos a abrir as portas para o assumir de comportamentos sociais e culturais qualitativamente diferentes." É esta diferença que gosto de assinalar, a que se distingue pela qualidade e autenticidade, a criação de uma linguagem própria que só é possível se formos verdadeiros.

Celebro desta forma a nossa tradição, sem a petrificar no tempo e visto-a com um novo olhar.

Sem comentários: