quinta-feira, dezembro 08, 2005

Pregadeira - Oferta de Natal - Parte II

Incógnita
De 8 a 14 de Dezembro podem votar para a eleição do melhor conjunto de NOME e HISTÓRIA da pregadeira apresentada anteriormente.
Só serão considerados válidos os votos (comentários) devidamente identificados (os votos anónimos não são contabilizados).

Para votação:


- Pó-de-arroz:
Maria Ivone cresceu ouvindo a mãe cantarolar "Eu tenho dois amores... uma é loira outra é morena... não sei de qual gosto mais" e não fosse o princípe encantado passar-lhe ao lado por uma questão de gostos de coloração tem alternado entre o loiro e o preto. O que com o passar dos anos resultou num amarelo palha com laivos de laranja.
Dona de uns profundos olhos azuis sempre ouviu dizer que "aqules olhos noutra cara..." vai daí quando arranjou um pé de meia decidiu-se a fazer um plástica. O nariz ficou um pouco ao lado (nada que um moderno corte de cabelo não disfarce), mas o sinalzinho ficou um mimo.
O princípe encantado ainda não apareceu e com a proximidade dos quarenta Maria Ivone dá por si a pensar se afinal ele não gostará é de carecas...

- Priscila Rigoni:
Santana é uma moça cheia de complexos! Morre de vergonha da sua pinta, logo ao lado da boca e tenta disfarçá-la com o cabelo. Pobre moça! O corte não lhe caiu bem, e o que era para ser disfarce, chamou-lhe mais a atenção! Seus olhos azuis como o céu são de beleza rara, mas segundo ela própria, seu nariz não deixa com que a beleza dos olhos seja realçada! Apesar dos complexos, Santana é uma pessoa alegra, divertida e cheia de ironia! Acha graça na própria desgraça e diz que "Beleza interior é mito!"
Será???

- Soinico:Chama-se Amélia como a avó que era dona dos cabelos mais louros da aldeia alentejana onde cresceu. Dizem os velhotes lá da terra que os seus cabelos de confundiam com as espigas e que não havia cultivação que não parasse quando passava.
Olha-se ao espelho e revê a avó. Cresceu na aldeia mas vive na cidade, onde aprendeu a gostar de si própria, os seus olhos azuis valiam mais que o seu sinal genético e inestético e a sua personalidade mais que o resto.
Um dia, teve a sorte de conhecer a Dina Ladina, que ao reconhecer tão caricata figura sustentada por uma mulher da terra feita citadina de carácter e personalidades fortes a convidou a pousar para uma belíssima e original pregadeira.

Quando passa na rua e olham para ela acha sempre que a pregadeira está a fazer um sucesso, mas cora só de pensar que um dia lhe digam: "Amélia, se não fosse casado pregava-te na minha lapela...!"... Que, no fundo, é tudo o que ela quer, a convencida! ;)

- Marta Mendes:
A Laurinda nasceu numa noite de tempestada, por entre raios e coriscos, chuvadas e ventanias.
Herdou a vaidade da lua e faz questão de brilhar com os seus cabelos luminosos, que aquecem qualquer dia cinzento.
Os seus olhos são azuis azuis, de um azul mais azul que o céu. Uns olhos que fazem os homens ficarem tontos e despejarem um rol infindável de piropos. Tarefa inútil, já que Laurinda faz colecção de elogios e brinca com os corações dos homens, como se fossem brinquedos de papel para recortar e usar ao peito.

- Prof. Teresa:
Chamam-me Vitória! Desde que me conheço que não posso ouvir este nome. Vicky para os amigos, é o que é. Ainda assim, Vitória soa bem. E, com este farto cabelo louro, não me posso queixar de derrotas.
É certo que o meu último namorado, o Aniceto, me tem dito e redito para tirar este sinal que tenho por cima dos lábios. Essas coisas do "seres sexy e tal", isso é para os telediscos, ou clipes, como se diz agora. A verdade é que isso é um sinal e com essas coisas não se brinca. É melhor é tirá-lo, mudá-lo de sítio antes que ele te mude a ti.
E pronto! Cá vou indo na minha vidinha. Esta coisa de trabalhar num call center não me enche as medidas, mas como aqui a Vitória também tem uma voz cheia e quente, vou fazendo sucesso. Se bem que não seja a Marta...
Além disso, conhecem-me pelos olhos esbugalhados. Ultimamente tenho-me decidido por estas lentes azuis. São intensas. Intenso também fica o Aniceto quando nos vemos. Acho que é das lentes. Vão bem com estas pestanas. Ainda bem que saio à D. Glória, a minha querida mãe, que Deus tem. Minha querida.... sempre me dizia "Vitória, Vitoriazinha... tu cuida-te filha... Olha, pensa no teu futuro. Tens tanto jeitinho de mãos. Não quiseste estudar e lá tiraste aqule curso naquela coisa das TIC. Porque é que não fazes como a tua prima que anda a vender abat-jours em papier maché pela internet. Olha, fazias umas coisitas jeitosas. Umas pregadeiras como aquelas que a tia Amélia nos deixou... lembras-te filha? vai lá buscá-las...."
Ai minha querida mãe.... Por enquanto os dois turnos aqui no call center cá me vão chegando mas, um dia, quem sabe....
Ai minha senhora, distrai-me.... já respondeu à pergunta 17?

- Sara:
Marlene de seu nome, o seu sonho era Hollywood, o cinema, o glamour!! Como ídolo Marilyn Monroe. O sinal, por cima do lábio, veio da inspiração da actriz, desenhado (com cuidado) todas as manhãs...e retocado à hora de almoço! O loiro dos cabelos, esse é natural....Só o azul dos olhos deixa antever um mar infinito que separa o Porto de Sesimbra a uma América de sonho...
Fica-se pelas esplanadas e cafés sempre com os olhos postos no horizonte longínquo e as deixas de um "eléctrico chamado desejo".

- Eva:
Esta é a Benedite Bardout; de nacionalidade portuguesa, imigrante em França desde os seus 11 anos, regressou agora a Portugal... aos 45. Está bem conservada, é certo; o facto de ser cabeleireira também ajuda. Daí o seu penteado arrojado e "cosmopolita". Regressou a Portugal cheia de ideias e com um certo ar de superioridade, não se conformando com as mentes tacanhas que a rodeiam na sua terra Natal e insiste que a nova moda são os pelinhos no nariz... só assim não tem de os aparar!

- Tininha:Seu nome é Clara Bela, e sua aparência faz juz ao ao nome, com a sua pele clara, olho azul e o seu cabelo louro como uma bela moldura, irradia luz, felicidade e alegria por onde quer que passe.
Mas Clara nem sempre foi assim, em criança os óculos fundo de garrafa, o aparelho nos dentes, colete para corrigir a sua postura, eram motivo de gozo para todos os meninos da sua escola, chamavam-lhe de robot de lata, ou de Clara Bela cegueta.
Mas a medida que foi crescendo foi largando todos esses utensílios, revelando-se tanto a nível de beleza física, e intelectual, sendo desta vez chamada pelos amigos de Clara a Bela.

19 comentários:

Anónimo disse...

Eu voto Silvia Nozelos

Anónimo disse...

Adorei. Mostra alma e coração. voto na Sílvia.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Eu voto na Eva....

Anónimo disse...

Eu voto na da silvia...

Anónimo disse...

na da Sílvia claro.

Anónimo disse...

Tão sensível e cheia de ternura... Voto na Sílvia!

Teresa Pombo Pereira disse...

Também voto na Sílvia :)

Anónimo disse...

A Sílvia, nunca, porque tem uma pontuação péssima.

ana disse...

Voto na Soinico.

Águas Furtadas disse...

sem dúvida que a pó-de-arroz, conseguiu transmitir melhor a personagem

Anónimo disse...

Eu voto na Sara!! A história é muito divertida!

Anónimo disse...

Voto na Prof. Teresa

Anónimo disse...

A da Priscila...está muito gira!

Dina Piçarra disse...

Os votos anónimos não serão considerados! Identifiquem o comentário por favor.

Anónimo disse...

um voto na sílvia, com um beijinho

Afonso Henriques disse...

Voto na Prof. teresa.

Dina Piçarra disse...

Acaba aqui a votação.
Obrigada pelas vossas participações.

A vencedora da pregadeira é a Sílvia. Parabéns!

Anónimo disse...

Mas a Sílvia desconhece as regras básicas da pontuação! E´não é pela falta de vírgulas, elas estão é no sítio errado. Péssima decisão, premiar o medíocre.

M. Vasconcelos