terça-feira, novembro 09, 2010

Juntas, aprendemos, criámos e rimos...


Foram seis horas que passaram a correr. Poderíamos ter continuado noite fora, entre agulhas, mãos, tesouras e conversas.

A abordagem teórica inicial foi fundamental para compreender o que é aquilo que habitualmente designamos por tecido e de que forma a sua estrutura e composição podem interferir com o desenho do modelo que temos em mente.

A feltragem, tecelagem, os nós - foram assuntos também abordados pela Diana, enquanto que simultaneamente também nos alertou para tudo o que está envolvido na simples acção de comprarmos um tecido ou uma peça de roupa.
A facilidade e os preços acessíveis que a indústria de pronto a vestir nos proporciona, leva-nos a não pensar sequer de que materiais nos vestimos e em que condições foram produzidos.

Recebemos como oferta um desdobrável - "Coisas de mães e de mãos, fadas, dedos e bruxedos" cuja coordenação e investigação esteve a cargo da formadora Diana Regal. Aqui, reúne práticas de produção e transformação de têxteis e utensílios usados em contexto doméstico para a manufactura de peças de roupa e do lar. Inclui ainda uma compilação de textos sobre as "artes do fazer" recolhida por Regina Guimarães.

"O estado civil da agulha
seria,
digo eu, que com o fio é casada.
Nessa singela união
decerto Deus pôs a mão...
Pois se, ora fino ora grosso,
fio em agulha se enfia,
agulha sempre procria."
Excerto transcrito de "Coisas de mães e de mãos, fadas, dedos e bruxedos."

Também a nossa agulha coseu, e no fim todas levaram para casa uma peça em prova, com notas e alinhavos que permitirão agora, criar e procriar.

Bom trabalho! Obrigada a todas pela simpatia e pelo entusiasmo com que participaram nesta sessão, foi um prazer recebê-las no meu ateliê.

5 comentários:

Anónimo disse...

Maravilhoso ! espero poder participar nos próximos convívios de tecidos,linhas e agulhas.Parabens Dina na arte de bem receber.

Anónimo disse...

Parabens Dina e que surjam mais e mais work shops e que eu possa participar também...

Ana Anselmo disse...

WOW!!!!! deve ter sido bem interessante....enfim não se pode ir a tudo.
bjs
Ana

Um brasileiro disse...

ola. estive por aqui. muito legal. apareça por lá. abraços.

Thaiane Bambinetti disse...

Olá, estou aqui para divulgar o Sorteio que está rolando no Donna Chic.
Participe.
Beijos
donna-chic.blogspot.com